Massagem terapêutica

A Massoterapia, que é uma terapia através da massagem, também cresceu muito e pode ser considerada uma nova ciência que tem seus diversos tipos de atuação por exemplo: Shantala ( massagem indiana para bebês) Ayurvédica ( massagem indiana que se utiliza de óleos especiais que liberam as toxinas do corpo, músculos e tecidos), Shiatsu ( massagem japonesa que atua nos pontos do corpo onde passam os meridianos, os mesmos de acupuntura e contém a energia vital), Reflexologia ( massagem que se orienta pelo mapeamento de todas as partes do corpo pelos pés) … entre outras que não foram citadas. Todas as técnicas de massagem no âmbito geral tem como objetivo o alívio de dores, prevenção de doenças, devolvendo ao corpo a saúde e manter o equilíbrio físico – emocional.

A Psicologia Corporal, pode – se compreender bem que no corpo estão contidas todas as emoções de uma pessoa, as experiências da vida são registradas no corpo e é através dele que se pode evoluir em um tratamento que apresente sintomas diversos sendo puramente físicos, psíquicos ou psicossomáticos. No corpo permanecem cargas de tensão que ao longo da vida foram – se acumulando e que necessitam ser eliminadas, expressadas, colocadas para fora que não virem doenças.

A massagem é uma via de atuação diretamente corporal, pode – se realizar através do toque a liberação de emoções represadas solicitando ao paciente que respire fundo me entre em contato com a tensão e com as sensações que advém dela. O toque do terapeuta ajuda o paciente a se perceber e tomar consciência do que está guardando ou prendendo. A energia que circula pelo corpo fica bloqueada nas regiões de maior tensão e o toque descomprime o bloqueio, melhorando o fluxo sanguíneo e energético. O fato de respirar conscientemente deixa a pessoa no momento presente, o que diminui a ansiedade e acalma.

Para auxiliar no processo de descarga emocional, durante a própria sessão de massoterapia pode – se usar recursos da Psicologia Corporal que são movimentos que liberam as tensões musculares. Na massoterapia como em outras terapias corporais o contato com o próprio corpo pode ser resgatada, nutrida, validada. “Enquanto o paciente é estimulado a trabalhar de dentro para fora, a massagem atua de fora para dentro”.

Cada um dos três temas citados acima, tem um resultado para seu corpo, atuando em conjunto permitem um resultado terapêutico muito eficaz e profundo, integrando o paciente para a vida de forma plena.

 

Fonte

Fisioterapeuta Luciano Andrade

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *